Abri os olhos e conheci tanta coisa boa

Tinha os olhos fechados para o mundo e limitava-me a ver apenas o conveniente. Cresci dentro de uma bolha de ar, água, calor e amor. À mim foram prometidos demasiados sucessos, medalhas, sorrisos, amores perfeitos mas nem por isso uma figura de invejar. A mim foram desenhados padrões de uma cor que eu não conheço e foram delineadas metas, aceites na minha doce ingenuidade.

Quando olhei à minha volta já tudo estava desmoronado. Os sucessos, as medalhas, os sorrisos e os amores perfeitos, formaram-se em cacos de vidro e de plástico. Os padrões e as metas juntamente com uma ingenuidade pouco perceptível caíram para o ralo do desconhecido.
Olhar para o meu reflexo tornou-se difícil. Calçar aqueles sapatos que lá estavam e não me serviam, à cada dia era mais doloroso. Escondia-me por detrás de lentes de contacto que ocultavam as cores de um mundo que afinal existia.
Culpei muitos e muito. Chorei rios e mares, mais do que as nuvens da minha Luanda um dia sequer lagrimaram. Deixei o meu coração em dunas arredondadas como aquelas que só o Namibe carrega e quando orar já não parecia ser a solução, escondia-me por baixo de um cobertor creme onde ficava o meu estúdio frio e vazio.  Deixei-me fria e vazia. Aprendi a dizer adeus sem sequer olhar para trás. Treinei o desapego e cheguei até o fim.
Mas sem sequer piscar os olhos, abri-os e dei lugar à qualquer coisa que até então não conhecia. E que bem me fazia. E que brilho trazia.
Aprendi a sair da bolha, a viver o agora, a fazer escolhas com os meus padrões e as minhas metas. Aprendi a sorrir com muitos abraços e uma só palavra.

Abri os olhos e conheci tanta coisa boa.


Comentários

  1. Mesmo de abrir o olho... Sempre bom ler os teus textos.

    ResponderEliminar
  2. Amei, gostei e curti o seu blog Eluaia.
    Com a sua permissão, mesmo não permitindo faço questão de partilhar alguns dos seus textos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Quiteculo não vejo problema algum. No entanto, gostaria de ter acesso ao local de partilha dos textos que escolher. De lembrar que a autoria deve ser sempre referenciada.

      Muito obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares