Dia 10 - Escrever uma carta


Querida Avó, 

Mesmo antes de te conhecer eu já sabia que serias a pessoa mais doce da face do planeta porque és a minha mamã ao quadrado. Apesar de estar muito longe de ti, nunca me senti tão pertinho como hoje.
E espero que esta minha carta, como todas as outras, te tenham encontrado com muita saúde e disposição.
Na verdade não tenho um motivo especial por estar a escrevê-la. Nesses últimos dias sinto-me tão fora de mim mesma e acredito que só tu avó, com o teu olhar sempre muito silencioso e o teu sorriso observador, conseguirias me entender e decifrar. Mas não faz mal, porque tento viver e esquecer essa confusão toda, bem à maneira que um dia tu me ensinaste.
Sempre que vejo um bolo de arroz avó, é em ti que penso, e tenho muita vontade de poder comprá-lo e levar especialmente para ti. Tenho saudades do teu rosto a mudar-se, por gratificação pelo pequeno gesto. Eu sei que pode parecer cliché, mas vou aproveitar a oportunidade para dizer-te o quão única tu és. Nunca conheci uma avó igual a ti: Céptica e muito determinada. Não és do tipo que aparece nas histórias de quadrinhos mas acredita que já tornaste a minha vida melhor só pelos teus miminhos nos pequenos detalhes do dia-a-dia.
Obrigada vovó (como carinhosamente te chamo), por teres criado a minha mamã, uma das peças mais crucias da minha existência. E que orgulho ter duas figuras tão elegantes como espelho.
Ah vovó, eu sei que essa carta possa te parecer confusa, mas as vezes é tão difícil para mim expressar-me e dizer-te o quanto eu te amo, que espero que as minhas acções te façam perceber.
Não me importaria de fazer sempre os lanchinhos da tarde para ti e muito menos de ajustar o aparelho nos teus ouvidos só para poderes ouvir melhor as nossas histórias malucas. Apenas te queremos ouvir a rir por causa delas.
Eu podia escrever nessa carta o quão bem de mim tu cuidaste e sempre com muita precaução. Podia descrever quão forte tu foste (e continuas a ser) como mãe víuva de um nacionalista e como avó sozinha com o neto "inconsciente".
Mas vou poupar a nostalgia e desejar-te apenas uma boa tarde, pois sei que é a essa hora que lês pois a tua visão não te permite ler à luz artificial da noite.

Um beijo grande vovó,
Da tua netA caçula

Comentários

  1. Espero que tenhas enviado essa carta. Pode parecer minima, mas sei que a raridade qe é hoje receber cartas faz deals ainda mais preciosas. A mensagem saudosa e o sabor das memórias nostalgicas que partilhas aqui fez-me pensar nas minhas Marias...

    ResponderEliminar
  2. Envia esta carta a tua querida Vovó. Nesta etapa, que ela está atravessando- a etapa da " evelhescência" em que se vive cada dia, melhor que o anterior, tornarias o coração, a mente e alma dela regozijados no reconhecimento pela entrega, dedicação e esforços consentidos durante toda a existência , pela sua família.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares